top of page

NOTÍCIAS

Horta_foto 5.jpg

Junho de 2021

A Horta dos Arturinhos é o mais recente projeto de três professoras e 70 crianças que frequentam o Jardim de Infância Artur Alves Cardoso, em Caneças. Nasceu em março, cerca de dois meses depois de as escolas terem fechado, de novo, por causa da pandemia COVID-19. 

Ruas_foto 1.jpg

Junho de 2021

A turma 4A da EB Artur Alves Cardoso criou uma maquete 3D do espaço circundante à escola, na qual as crianças apresentam propostas de melhoria em termos de regulação do trânsito, criação de passagens de peões, regulação do estacionamento e colocação de iluminação pública. 

contracapa livro.png

Junho de 2021

“Fazer o mundo inteiro: atividades de STEAM e Literacia dos Media do Pré-escolar ao 2º Ciclo” é o título do livro digital, da autoria de 29 docentes do Agrupamento de Escolas de Caneças, e do formador Vitor Tomé, uma obra centrada nos resultados de uma formação de docentes realizada entre setembro e dezembro do 2020, no âmbito do projeto “Academia de Cidadania Digital” (2019-2022), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

Foto 2_RTP na escola.png

Junho de 2021

Os alunos do 3º Ano da EB Artur Alves Cardoso, em Caneças, participaram numa reportagem que a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) emitiu a 15 de junho, no Programa de debate “É ou não é”, apresentado pelo jornalista Carlos Daniel, tendo esta edição sido dedicada à discussão da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, tendo a Literacia dos media sido apontada como uma vacina essencial contra a desinformação, ou seja, a informação fabricada vulgarmente referida como notícias falsas ou notícias falsificadas. 

Debate_foto 1.jpg

Junho de 2021

O quotidiano noticioso das crianças do 4º Ano da Escola Artur Alves Cardoso está claramente dominado pelas temáticas da saúde, do desporto e do crime. Essa é, pelo menos, a conclusão a retirar dos resultados da atividade “Quem quer ser cusco? – Vamos pesquisar notícias”, desenvolvida entre meados de maio e meados de junho, no âmbito da qual as crianças foram convidadas a pesquisar notícias, selecionar as que lhe chamavam mais a atenção e elaborar uma página de notícias, que serviu de apoio ao debate realizado em sala de aula. 

Reportagem_Foto 1.png

Junho de 2021

Os alunos da Escola Artur Alves Cardoso são os principais protagonistas de uma reportagem sobre o projeto “Academia de Cidadania Digital”, que será publicada, em data a anunciar, no sítio Internet da Fundação Calouste Gulbenkian, a entidade que financia o projeto, através do Programa Gulbenkian Conhecimento. 

palavras.png

Junho de 2021

Catorze crianças de 5/6 anos da sala 1 do Jardim de Infância Artur Alves Cardoso estão envolvidas em atividades interativas centradas na descoberta e construção de escrita. A educadora propôs-lhes que discutissem acerca de palavras retiradas de histórias lidas ou contadas, bem como a partir de poesias declamadas. 

20210623_133237.jpg

Junho de 2021

As crianças das salas 2 e 3 do Jardim de Infância Artur Alves Cardoso planearam e implementaram um workshop que consistiu na criação de uma maquete giratória, com o sol e todos os planetas que compõem o sistema solar, recorrendo a materiais simples (bolas de esferovite de vários tamanhos, tintas), mas também a um motor de prato de micro-ondas e jogo de luzes de Natal. 

Geometria_2.jpg

Junho de 2021

Fazer construções, a partir de figuras geométricas, identificando as suas propriedades e estabelecendo relações geométricas, foi o objetivo principal do workshop planeado e desenvolvido pelas crianças do 1º Ano da Escola Artur Alves Cardoso, no primeiro semestre deste ano letivo. 

Bandeira_GRANDE (1).jpg

Junho de 2021

Os alunos do 3º Ano da Escola Artur Alves Cardoso construíram réplicas das bandeiras de Portugal, da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira, num trabalho realizado no primeiro semestre, no qual utilizaram apenas materiais reutilizáveis e de desperdício, no sentido de proteger o ambiente e de contribuir para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

imagem aac2a.png

Junho de 2021

Planear e concretizar um programa de televisão sobre o tema “Sei ser saudável” foi uma das tarefas que juntaram, no primeiro semestre deste ano letivo, as crianças do 2º Ano (turma AAC2A) da Escola Artur Alves Cardoso, e os colegas do 3º Ano (MC3B) da Escola Básica Professora Maria Costa, que também pertencem ao Agrupamento de Escolas de Caneças. 

Votar_na BE_1.jpg

Junho de 2021

Os alunos do 2º, 3º e 4º anos da Escola Artur Alves Cardoso participaram na eleição dos livros mais fixes, numa iniciativa inserida no projeto ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ organizado pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares. Trata-se de um projeto de promoção simultânea de cidadania e de leitura. 

entrevista - foto 1.jpg

Janeiro de 2020

Queria ser futebolista mas formou-se como professor e hoje é o diretor do Agrupamento de Escolas de Caneças. Chama-se Fernando Costa, nasceu em Lisboa em 1959 e, em entrevista aos alunos do 4º Ano, explica as razões do sucesso do nosso mega-agrupamento.

notícia 1.jpg

Janeiro de 2020

Os alunos do Pré-escolar estão preocupados com as agressões constantes ao ambiente. E decidiram intervir através da arte!

20191115_131638.jpg

Janeiro de 2020

A Academia de Cidadania Digital foi apresentada em Florença, Itália, no mês de novembro de 2020, na conferência de trabalho “Competências em Ação” - RFCDC: rumo a uma abordagem baseada em competências para o ensino e a aprendizagem”, organizada pelo Conselho da Europa, no âmbito do projeto “Free to Speak. Safe to Learn”.

bottom of page