top of page
     ATUALIDADE                                                                                                                                                          

A RTP na escola dos Arturinhos 

Junho de 2021

Os alunos do 3º Ano da EB Artur Alves Cardoso, em Caneças, participaram numa reportagem que a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) emitiu a 15 de junho, no Programa de debate “É ou não é”, apresentado pelo jornalista Carlos Daniel, tendo esta edição sido dedicada à discussão da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, tendo a Literacia dos media sido apontada como uma vacina essencial contra a desinformação, ou seja, a informação fabricada vulgarmente referida como notícias falsas ou notícias falsificadas. 

 

 

A reportagem foi gravada no próprio dia 15, tendo os alunos sido surpreendidos com a presença de uma equipa de reportagem da RTP, quando entraram na sala de aula, às 9 horas. Depois das apresentações, a jornalista Joana Machado, acompanhada do repórter de imagem André Miguel, e a professora da turma, Elisabete Monteiro, conduziram um debate com as crianças, acerca da desinformação, tendo usado o anglicismo “Fake news”, por ser o mais popular entre os alunos. O debate visou ouvir os alunos acerca do que são notícias falsas e notícias verdadeiras, como se distinguem, se é fácil ou difícil perceber se a notícia lida, vista ou ouvida, é realmente uma notícia, ou não. 

Os alunos concluíram que decifrar uma notícia, por si só, já não é fácil, pois a linguagem usada não é adequada a crianças. Assim, perceber se a informação que se tenta passar por notícia é falsa, ainda é mais complicado, pois essas informações falsas são muito bem construídas, de modo que o público acredite que são de fiar. Acresce ainda a facilidade de propagação desta informação, através da Internet, que tem pouco ou nenhum controlo sobre a desinformação. 

Após o debate, alguns alunos assumiram o papel de jornalistas e entrevistaram os colegas acerca da desinformação. A entrevistadora principal, muito natural no desempenho, como aconteceria com quem tem esta função há ambos, foi a Débora Costa que colocou questões como: “Onde procuras as notícias verdadeiras e falsas?”, “O que achas dos mais velhos estarem a aprender o mesmo que nós?”, “Como vês que uma notícia é falsa?”. Obteve várias respostas muito válidas, que a reportagem da RTP mostra, como por exemplo: “uma notícia falsa é uma notícia que não faz sentido”, “é mais fácil encontrar uma notícia falsa na Internet”, “e podemos ver notícias verdadeiras no telejornal da RTP1”. 

Na EB Artur Alves Cardoso, a Literacia para os Media é uma temática muito presente em sala de aula, pois os alunos preocupam-se muito com as notícias que veem e ouvem, especialmente porque a maioria delas referem-se a acontecimentos negativos. Sempre que o tema é abordado queixam-se de as notícias serem repetitivas ao longo do tempo, de serem “sempre as mesmas coisas!”. Sugerem, por isso, que os canais televisivos tenham um programa informativo a sério, mas destinado a crianças, sem tantas notícias “adultas”. 

Já no dia seguinte à emissão do programa, e da reportagem, acrescentaram que gostaram muito de se verem na televisão e que estão todos muito orgulhosos uns dos outros. 

A reportagem completa está disponível no canal do Youtube do Cusco!

Foto 2_RTP na escola.png
bottom of page