top of page
     FORMAÇÃO                                                                                                                                                            

“Fazer o mundo inteiro": 
Docentes do AE Caneças publicam livro 

Junho de 2021

Fazer o mundo inteiro: atividades de STEAM e Literacia dos Media do Pré-escolar ao 2º Ciclo” é o título do livro digital, da autoria de 29 docentes do Agrupamento de Escolas de Caneças, e do formador Vitor Tomé, uma obra centrada nos resultados de uma formação de docentes realizada entre setembro e dezembro do 2020, no âmbito do projeto “Academia de Cidadania Digital” (2019-2022), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

O projeto é concretizado por uma equipa de investigadores da Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Caneças e a União de Freguesias de Ramada e de Caneças. Visa desenvolver competências sociais e emocionais de crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º e 2º ciclos do ensino básico, em termos de comunicação e resolução de problemas, criando condições para que intervenham através dos media e para que adquiram estratégias empreendedoras. 

A apresentação do livro decorreu a 3 de maio, no 5º Encontro Nacional de Educação para os Media, organizado pela Direção-Geral da Educação, online, e moderado pelo jornalista Daniel Catalão. A professora bibliotecária, Carla Rodrigues, destacou a transdisciplinaridade do projeto, enquanto Elisabete Monteiro, do 1º Ciclo, destacou o facto de as crianças da escola desenvolverem atividades de Literacia dos Media desde 2016, sendo que muitas deles começaram na Educação Pré-escolar. 

As atividades desenvolvidas em Caneças, desde então, procuram assumir uma lógica inclusiva desde o início, tal como foi vincado por Paula Rocha, docente de Educação Especial, segundo a qual o projeto “favorece a participação de todas as crianças”, com vantagens pedagógicas, pois “incide no trabalho prático, na colaboração e na cooperação”.  

 

 

A perspetiva da Educação Especial foi vincada por Maria da Graça Lopes, professora de Educação Pré-escolar, que reforçou a importância das artes no Pré-escolar, nem como a capacidade de as crianças avaliarem as atividades em que participam: “As crianças foram assertivas na avaliação, mesmo as mais pequenas, com três anos de idade, porque são muito verdadeiras. Se não gostam dizem que não gostam”. A verdade é que gostaram de criar instrumentos musicais e de integrar uma orquestra que interpretou a “Marcha turca”, de Beethoven. 

O livro produzido em Caneças contou ainda com a colaboração de Carine Pires (RVJ-Editores, Lda), Miguel Crespo (edição vídeo) e Valentina Valente (revisão de texto). Foi editado pela Direção-Geral da Educação, cujo Diretor-Geral, José Vitor Pedroso, elogiou o trabalho das docentes e desafiou o Agrupamento de Escolas de Caneças a criar um Clube de Ciência Viva, destacou a participação da Biblioteca Escolar e o facto de o projeto ir ser replicado no concelho de Proença-a-Nova: “um os resultados positivos está na sua replicação e da participação das professoras de Caneças numa rede mais vasta de colaboração”. 

 

 

 

As professoras implementaram 230 horas de workshops que cruzam STEAM (acrónimo inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e Literacia dos Media, tendo como objetivos desenvolver competências sociais e emocionais de crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º e 2º ciclos do ensino básico, em termos de comunicação e resolução de problemas, criando condições para que intervenham através dos media e para que adquiram estratégias empreendedoras. As atividades desenvolvidas estão documentadas, em vídeo, no canal YouTube ‘O Cusco’. 

Os workshops, que envolveram cerca de 410 alunos, foram criados e concretizados no decorrer da oficina de formação “Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, oferta formativa da Direção-Geral da Educação, no âmbito do projeto “Literacia, Media e Jornalismo” (iniciado em 2017 e que ainda se encontra a decorrer), liderado pelo Sindicato de Jornalistas e pelo CENJOR, que envolve jornalistas e académicos da área do jornalismo na formação de professores (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) e na criação de projetos de Literacia dos Media nas escolas. 

O trabalho, viabilizado no Agrupamento de Escolas de Caneças pela direção liderada por Fernando Costa, está a ser desenvolvido, desde novembro de 2019, com financiamento do Programa Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian, cujo diretor, Pedro Cunha, esteve presente na apresentação do livro. “Tomando como referência este livro, espero que sejam registadas e publicadas práticas desenvolvidas em sala de aula que sejam lideradas pelas crianças, do princípio ao fim”, afirmou aquele responsável. 

O projeto prevê a continuação da planificação e concretização de workshops de STEAM e Literacia dos Media até dezembro de 2022, sendo que todos os docentes que participaram na formação vão estar envolvidos neste processo. Coordenado por Vitor Tomé, o projeto de Caneças foi iniciado em outubro de 2015, então com a colaboração da Câmara Municipal de Odivelas e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  

Para aceder ao livro em versão PDF basta clicar na imagem acima

Abaixo, está disponível o vídeo da apresentação do livro!

Incide no trabalho prático, na colaboração e na cooperação

capa livro.png

Um os resultados positivos está na sua replicação e da participação das professoras de Caneças numa rede mais vasta de colaboração

Imagem Livro
bottom of page