top of page
     DESTAQUE                                                                                                                                                             

Alunos do 4º Ano fazem proposta e escrevem ao presidente da União de Freguesias 

Junho de 2021

A turma 4A da EB Artur Alves Cardoso criou uma maquete 3D do espaço circundante à escola, na qual as crianças apresentam propostas de melhoria em termos de regulação do trânsito, criação de passagens de peões, regulação do estacionamento e colocação de iluminação pública. 

A maquete foi resultado do projeto “Para uma escola segura: ruas melhores”, um workshop no âmbito do qual as crianças decidiram aplicar os conhecimentos adquiridos em matéria de educação rodoviária, pelo que fizeram um estudo do espaço envolvente à escola, no sentido de verificarem a conformidade com o que tinham aprendido com os professores Belmira Proença e Rogério Leonardo.

 

Observaram ruas, passeios, espaços verdes, sinais de trânsito e iluminação. Ao verificarem que há vários aspetos a melhorar, decidiram criar a maquete, tendo feito fotografias do trabalho, as quais acompanharam as cartas que escreveram à União de Freguesias de Ramada e Caneças e à Câmara Municipal de Odivelas, nas quais solicitam a realização de obras com a maior brevidade possível. Produziram ainda um vídeo, no qual descrevem o trabalho realizado ao longo do projeto. 

Na resposta à carta dos alunos, o Presidente da União de Freguesias de Ramada e Caneças, Manuel Varela, agradece a “preocupação criativa e participativa em prol de uma comunidade melhor”. 

A turma, apesar de agradada com a atenção por parte do Presidente, aguarda ainda uma resposta mais interventiva que garanta mudanças e benefícios para a segurança rodoviária no espaço circundante à escola.  

A carta escrita pelos alunos está disponível no canal do Youtube, onde também poderão ver a maquete das ruas em torno da escola. 

Ruas_foto 1.jpg
bottom of page