top of page
     WORKSHOP                                                                                                                                                       

Alunos constroem bandeiras  

Junho de 2021

Os alunos do 3º Ano da Escola Artur Alves Cardoso construíram réplicas das bandeiras de Portugal, da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira, num trabalho realizado no primeiro semestre, no qual utilizaram apenas materiais reutilizáveis e de desperdício, no sentido de proteger o ambiente e de contribuir para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

A iniciativa de desenvolver esta atividade partiu dos próprios alunos, pois, ao estudarem as bandeiras Nacional, da Madeira e dos Açores na disciplina de Estudo do Meio, quiseram saber mais sobre os seus constituintes e os seus significados. 

No caso da bandeira de Portugal, na qual o verde simboliza a esperança e o vermelho o sangue, os alunos refletiram sobre o brasão de armas, que representa a exploração marítima. O brasão inclui a esfera armilar, instrumento de navegação usado nas Descobertas, e o escudo, que figura na bandeira nacional desde 1248. Neste escudo, estão, ao centro, as cinco quinas, que representam as cinco chagas de Cristo, que tem em seu torno uma lista vermelha na qual figuram sete castelos, que representam as sete cidades conquistadas no reinado de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. 

Na bandeira da Região Autónoma dos Açores, o azul e o branco são as cores da monarquia liberal portuguesa e marcam a forte vocação autonómica do arquipélago. No canto superior direito, o escudete simboliza a ligação dos açorianos a Portugal. As nove estrelas douradas representam cada uma das ilhas que formam o arquipélago e o pássaro, o Açor, também de ouro, está na origem do nome. 

 

 

 

 

 

Já na bandeira da Região Autónoma da Madeira, o azul representa o meio ambiente que carateriza a insularidade e representa a nobreza, a formusura e a serenidade. O amarelo-dourado reflete a amenidade do clima do arquipélago, sendo também símbolo de riqueza, força, fé, pureza e constância. A Cruz de Cristo representa a ligação a Portugal e o facto de o Arquipélago ter sido descoberto por dois cavaleiros da Ordem Militar de Cristo, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. 

 

 

 

 

 

 

 

Os trabalhos foram planeados e concretizados sobe orientação das professoras Elisabete Monteiro e Paula Rocha, que ajudaram também as crianças na seleção dos materiais, entre os quais se incluíram peças de vestuário, botões, cartão, plástico, sacos e cordéis. Com recurso a estes materiais, as crianças aplicaram a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que as professoras desenvolveram no decorrer da formação realizada entre setembro e dezembro de 2020, no âmbito do projeto Academia de Cidadania Digital. 

O vídeo da atividade está disponível no canal do Youtube do Cusco!

Bandeira_GRANDE (1).jpg
bottom of page