top of page
     DESTAQUE                                                                                                                                                                            

A horta que as crianças sonhavam criar na realidade 

Novembro de 2021

A Horta dos Arturinhos é um projeto criado por três professoras e 70 crianças do Jardim de Infância Artur Alves Cardoso, em Caneças. Nasceu em março, cerca de dois meses depois de as escolas terem fechado, de novo, por causa da pandemia COVID-19.

 

Com o início do novo ano letivo, a horta ganha uma nova vida.

 

São cerca de seis metros quadrados do espaço do recreio da escola, decorados a rigor, com rega por aspersão e com muito trabalho desenvolvido pelas crianças, de quem partiu a iniciativa de desenvolver o projeto, tendo depois participado no planeamento, na manutenção diária e até nas primeiras colheitas e confeção de salada, sopa e até de batido de morango. 

A Horta nasceu na sequência de um projeto anterior, que consistiu na construção, pelas crianças, de uma maquete da escola que eles consideram “a escola ideal”, que foi um testemunho vivo do seu sentir sobre a arquitetura e funcionamento da “escola dos seus sonhos”. Já então tiveram a iniciativa, participaram ativamente no plano e na produção efetiva da maquete, orientados pelas educadoras e apoiados por um engenheiro e por uma arquiteta, em regime de voluntariado! 

A criação de uma horta fazia parte dos sonhos das crianças. E visa, não só dar resposta às muitas perguntas sobre a origem dos produtos hortícolas que fazem parte da alimentação, mas constitui também uma oportunidade para trabalhar, de forma articulada e transversal, todas as áreas de conteúdo, incentivando simultaneamente atitudes de cidadania e interação social. 

Através de um esforço conjunto, foi criado um espaço vivo e dinâmico, no qual as crianças têm oportunidade de contactar diretamente com a terra, com as sementes e com as plantas, fazendo observações, registos e pesquisa. Adquirem novos conhecimentos acerca da origem, crescimento, constituição e importância das plantas para todos os seres vivos. E participaram no aproveitamento dos produtos ali cultivados, os quais enriqueceram os almoços e lanches com batidos, sopas, saladas que ficaram assim tão especialmente “nossos”, mediados pelo afeto de quem trabalhou e os ajudou a crescer, da semente ao fim do ciclo! 

Trabalhar na horta permitiu criar um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar e cidadania que contribuiu para o enriquecimento global das crianças e proporcionando uma aprendizagem bem mais interessante, implicada e significativa. 

A Horta dos Arturinhos é um projeto nunca acabado, tal como a natureza. Inevitavelmente irá renascer…fortalecido pelo natural entusiasmo, curiosidade e apetência dos seus verdadeiros protagonistas…as crianças!  

Firme e responsável esteve sempre o nosso amigo, o espantalho Arturão, que tão bem exerceu a sua função de espanta predadores da nossa horta. Também ele soube cuidar e proteger! Também ele venceu o desafio! Aguardamos assim a próxima época das plantações, sendo que voltaremos fortes e determinados, sempre com a mesma vontade de criar! 

A horta foi recuperada pelos alunos, que aprenderam a tratar da terra, para a recuperarem depois de meses sem tratamento. 

Depois deste processo, plantaram e semearam novas sementes e plantas.

Este projeto já está a dar frutos (literalmente), contando com alguns morangos!

As receitas realizadas pelos alunos no ano letivo passado estão disponíveis no nosso canal do Youtube, assim como o novo vídeo sobre o tratamento da terra e plantação de novas plantas!

Não percas!

Batido de morango: https://youtu.be/1fCFygYFmt8 

Salada de alface: https://youtu.be/2aIM0SmttUQ 

Sopa de couve: https://youtu.be/MdVvK1FAblI 

Horta dos Arturinhos - tratar a terra, semear e plantar:

https://www.youtube.com/watch?v=aSf6qoxM6hA

horta - tratar.png
bottom of page